sexta-feira, junho 22, 2007

Mercado

O Mercado de Jogadores está quente, este ano bem mais animado que em anos anteriores. Ou pelo menos com os Grandes a tentarem despachar as contratações bem mais depressa.

É óbvio que os campeonatos não se ganham na pré-época, mas também é verdade que uma boa preparação (leia-se contratações acertadas para os sítios certos) é meio caminho andado.

BENFICA

Confirmados já estão quatro nomes: o defesa Zoro (central ou direito), Fábio Coentrão (extremo) e dois avançados (Bergessio e Cardozo).

Falta um defesa (em principio central ou direito) e um ou dois médios (dependendo da situação de Manuel Fernandes).

Depois, há o "brinde" Micolli que estará a ser "namorado" também pelo FC Porto. Vamos ver quem fica a ganhar com o "pequeno bombardeiro".

Numa primeira análise, destaque para Cardozo: nove milhões de euros é uma aposta muito alta e, portanto, arriscada. Convém que o paraguaio aguente a pressão e mostre serviço rapidamente ou vai sofrer.

Graças a este esforço do clube, também Fernando Santos está pressionado: a primeira época correu mal, os reforços estão a chegar e não saiu nenhum dos titulares (Miccoli ainda é hipótese).

SPORTING

Os "leões" perderam Nani e Tello, mas conseguirma segurar Romagnoli e, parece, Caneira. Para além disso, já contrataram o defesa central Gladstone, o criativo Izmailov e o avançado Derlei, que saiu do Benfica sem "honra nem glória".

Segundo contas do próprio Paulo Bento, faltam três jogadores: um defesa-esquerdo, outro médio e outro avançado. Acho que fica a faltar também um trinco suplente para Miguel Veloso.

Ao que parece Sporting e FC Porto tentam contratar o sérvio Vukcevic, médio criativo dos sub-21.

A táctica do Sporting parece ser contratar sem gastar dinheiro: ou emprestados ou a custo zero. É uma forma de minimizar riscos.

FC PORTO

Os bi-campeões estão a apostar forte no mercado. É verdade que venderam Anderson ao Manchester United, mas as contratações já são mais que muitas.

Kazmierczak e Edgar estão no Dragão depois de terem sido dados como muito perto da Luz.

Para além destes há também o regresso de Nuno (para suplente de Hélton) e as contratações do defesa Lino, do médio Luís Aguiar e de mais dois jovens que podem ser para emprestar (Rabiola e Fernando).

Depois há ainda o "caso" Bollati, trinco, que está preso por questões juridicas e pela pressão do Deportivo Corunha, e do criativo Vukcevic também pretendido pelo Sporting. Ainda pode chegar um avançado, um extremo e um defesa se Pepe sair.

Bola fora

Como foi visivel, estive afastado do blog nas últimas semanas por estar a atravessar um "Cabo das Tormentas" em termos de trabalho.

Essa fase terminou e, por isso, cá estou de volta para acompanhar as voltas e reviravoltas da vida desportiva.

Para recuperar algum do atraso, volto à versão "Curtas e Grossas" já utilizada noutras situações.

- Absolutamente miseráveis as declarações de Joe Berardo sobre Rui Costa. Já pediu desculpas, era o mínimo que podia ter feito.

- Por falar em Joe Berardo espero que esta OPA sirva, efectivamente, para ajudar o Benfica e não seja um simples negócio, mais ou menos claro, para o senhor comendador ganhar mais uns "trocos".

- Lamentável a participação da selecção nacional de sub-21 no Europeu da Holanda. Estou convencido que muita da culpa é de José Couceiro. O treinador esteve mal quer a nível técnico quer no plano das declarações mas, por incrivel que parece, vai continuar no cargo.

- Os sub-20 são a seguir. Vamos ver se Couceiro não estraga mais uma campanha, desta vez no Canadá.

- Inacreditável a prestação da selecção de hóquei em patins na Suíça. Para além dos sustos nas primeiras duas partidas, conseguimos depois de estar a ganhar por 2-0 ir perder com a Suíça e, assim, pela primeira vez na história, ficar fora dos quatro primeiros.

- Pinto da Costa, afinal, sempre vai a julgamento no caso "Apito Dourado". Já são duas as acusações, vamos ver como prossegue este processo.

- O "Mercado" já a seguir

domingo, junho 17, 2007

"Esperanças" desfeitas

Sobre o fracasso dos sub-21 e a não passagem às meias-finais do Europeu de 2007 na Holanda, só duas notas:

- José Couceiro volta a provar que é incompetente. Não soube gerir um grupo que tem grandes jogadores, bons jogadores, jogadores razoáveis e jogadores mauzinhos.

- Portugal ganhou a Israel e ficou muito ofendido com os minutos finais do Holanda - Bélgica. Não percebo porquê, nós fariamos o mesmo se pudessemos... O erro foi termos jogado para empatar com a Bélgica e só termos acordado nos últimos 20 minutos contra a Holanda.

sábado, junho 16, 2007

Manélélé

Manuel Fernandes marcou um grande golo contra Israel, mas não é por isso que estou a escrever.

O motivo deste post é simples: o médio formado na Luz diz que vai deixar Inglaterra e, provavelmente, voltar ao Benfica.

O preço pedido por Luís Filipe Vieira parece que não dá hipóteses aos interessados.

A confirmar-se este regresso, é uma muito boa notícia para Fernando Santos: ganha, a custo zero, um médio polivalente, válido, que remata, que defende, que ataca...

Comparar João Coimbra com Manuel Fernandes é o mesmo que comparar um FIAT 600 com um Ferrari.

Vamos ver como termina este caso e como está a "questão médica" entre Manuel Fernandes e o Benfica.

PS: Já agora, Diego Sousa está no Brasil a fazer grandes jogos... talvez não fosse má ideia ter atenção ao jogador.