segunda-feira, abril 30, 2007

Trabalhar... para o bronze

O Benfica voltou a falhar num jogo grande e desperdiçou a oportunidade de (quase) garantir o segundo lugar na Liga.

Como tem acontecido nas últimas partidas, os “encarnados” voltaram a dar de avanço (20 minutos na primeira parte, 10 minutos na segunda), o que foi agravado com o golo madrugador.

Sem Luisão e sem Simão, a equipa de Fernando Santos estava sem as duas traves mestras e com outros jogadores nucleares em grande défice físico (Petit, Katsouranis).

Nestas condições, sejamos realistas, era difícil fazer mais e melhor com um plantel limitado e um técnico curto de ideias.

O empate serviu ao FC Porto...

Faltam três jogos, nove pontos.

sábado, abril 28, 2007

Derby Capital

Este é daqueles jogos que pode até nem resolver nada, mas é sempre uma partida especial porque ninguém quer perder.

Neste caso, Benfica e Sporting vão decidir o segundo posto na tabela e, já agora, quem recebe sete milhões de euros de brinde, segundo contas de Filipe Soares Franco.

SPORTING

Os "leões" estão motivados e a conseguir resultados especialmente desde que venceram o FC Porto no Dragão.

São sete vitórias consecutivas e o ressuscitar de uma equipa que chegou a estar moribunda para a luta do título.

Muita da "culpa" da recuperação da equipa de Alvalade tem a ver, indiscutivelmente, com as exibições da revelação do campeonato: Miguel Veloso. É ele que marca os ritmos da equipa, inicia a maioria das jogadas e faz vários "passes de ruptura" (obrigado Luís Freitas Lobo).

Por outro lado, os comandados de Paulo Bento estão mais frescos, primeiro porque estão com menos minutos nas pernas e, depois, porque a tão criticada rotatividade de há uns meses está, agora, a dar frutos.

BENFICA

Do lado "encarnado" pesou muito o empate frente ao FC Porto e a equipa juntou a quebra psicológica à quebra física e rapidamente o Benfica deixou de estar dois pontos à frente para passar a estar cinco atrás.

Depois de cinco jogos sem ganhar, a equipa lá foi arrancar um triunfo difícil na Madeira, apesar da largueza exagerada do resultado.

O destaque nos comandados de Fernando Santos é, agora e sempre esta época, Simão. Falta perceber se, vindo de lesão, o capitão está em condições de fazer a diferença.

Sem ter rodado o plantel quando devia, o técnico tem os jogadores muito "espremidos" e falta perceber se têm cabeça (atletas e "mister") para mais um jogo que decide.

O JOGO

Numa partida em que vão estar em confronto duas tácticas iguais (4-4-2-losango), mas com sistemas diferentes, vai ser interessante ver alguns duelos.

Vamos às apostas:

Benfica
QUIM
NÉLSON, DAVID LUIZ, ANDERSON, LÉO
PETIT, KATSOURANIS, KARAGOUNIS, RUI COSTA
SIMÃO e MICCOLI

Sporting
RICARDO
CANEIRA, TONEL, POLGA, TELLO
MIGUEL VELOSO, JOÃO MOUTINHO, NANI, ROMAGNOLI
YANNICK e LIEDSON

No Benfica não há mais opções e a única alteração poderia ser a entrada de Nuno Gomes. No entanto, face ao meio-campo do Sporting, o "maestro" tem que ter as costas bem cobertas para jogar mais livre e, ao mesmo tempo, ter homens rápidos para abrir linhas de passe.

No Sporting, não é certo que Tonel recupere a titularidade e pode jogar Abel na direita e Caneira continuar ao lado de Polga. Por outro lado, depois dos três golos, pode parecer estranho que não jogue Alecsandro, mas Yannick é mais rápido.

Resultado: imprevisível. Tripla no totobola.

domingo, abril 22, 2007

É uma coisa que me chateia ser... beneficiado (*)

O Benfica venceu o Marítimo na Madeira por 3-0 com a grande ajuda do árbitro Paulo Batista, de Portalegre.

Uma mão de Petit na área não assinalada, uma expulsão perdoada a David Luiz e um penalty mal assinalado por falta sobre Manu, foram os lances que marcaram o jogo.

Sobre estes casos duas notas:

- O Benfica até podia ter ganho o jogo na mesma, até porque voltou a falhar uma mão cheia de oportunidades, mas é sempre complicado ganhar um jogo assim

- É estranho que os "encarnados", como normalmente acontece, voltem - só e apenas - a ser beneficiados pelas arbitragens numa altura em que já estão afastados do título.

(*) Frase adaptada do ex-Primeiro-ministro Pinheiro de Azevedo: "Fui sequestrado já duas vezes. Já chega, não gosto de ser sequestrado, é uma coisa que me chateia, pá".

terça-feira, abril 17, 2007

Benfica "fechou a loja"

O Benfica está gasto fisica e psicologicamente e dificilmente vai sair do buraco em que caiu depois dos empates frente a FC Porto e Espanhol.

Depois de cinco jogos sem ganhar, agora, para os "encarnados", o ideal é que as cinco partidas que faltam passem depressa.

A última réstia de esperança para os adeptos é que o clube consiga ficar no segundo lugar da Liga.

Com Fernando Santos a não querer ou não saber gerir a equipa fisicamente e a não conseguir recuperá-la animicamente, parece que o terceiro posto está garantido.

Continuo, sinceramente, sem perceber porque há atletas que não jogam, deixo um exemplo: Miguelito.

Convém perceber se a administração da SAD está ou não atenta ao que se está a passar.

sexta-feira, abril 13, 2007

Os grandes da Europa...

Os apurados da UEFA e da Liga dos Campeões provam, se dúvidas havia, que os campeonatos espanhol e inglês são os mais fortes do mundo.

Três ingleses na Champions (Chelsea, Manchester United e Liverpool), três espanhóis (Sevilha, Osasuna e Espanhol) no melhor da Europa.

Serve também a actual conjuntura para provar que mais jogos não fazem mal nenhum e até ajudam a dar ritmo.

Era bom que Fernando Santos olhasse para estes exemplos e deixasse de se queixar dos muitos jogos dos seus jogadores.

É preciso é saber prepará-los fisicamente e, depois, saber gerir a equipa (e aqui é que a "porca torce o rabo", como bem sabe o Miguelito, por exemplo).

Mantorras

O avançado angolano perdeu a paciência e reclamou mais oportunidades para jogar na equipa titular do Benfica.

Há vários aspectos a realçar neste “caso” agora “arranjado” pelo próprio Mantorras no final da partida frente ao Espanhol.

Primeiro: Mantorras está lesionado há muito tempo, muito por culpa do Benfica (convém lembrar).

Segundo: O jogador garante que está recuperado e que treina como os outros. O técnico parece desmentir esta ideia e diz que o atleta não pode jogar mais de meia-hora.

Terceiro: As declarações foram feitas a quente, após uma derrota numa eliminatória.

Quarto: olhando ao binómio resultados/minutos, Mantorras tem melhor rendimento que alguns colegas de sector e já ajudou a resolver vários jogos.

Posto isto, sou de opinião, já o escrevi anteriormente e reafirmo: infelizmente, Mantorras não tem condições para jogar a 100%.

Os “encarnados” deveriam esclarecer, de uma vez por todas, a situação do atleta e explicar-lhe a ele e aos adeptos o que realmente se passa.

Por outro lado, é compreensível a frustração do jogador: quer jogar, acha que o pode fazer, olha para Nuno Gomes e Derlei e não percebe porque raio é a última opção.

O Benfica, por ter “culpa no cartório”, tem uma dívida para com Mantorras. Seguramente tudo vai decorrer sem grandes problemas enquanto Luís Filipe Vieira for o presidente do clube, tudo se complicará depois.

Acho muito improvável que o avançado angolano passe nos exames de qualquer outro clube e pagava para ver os testes médicos do jogador.

Reforços domésticos...

No seguimento do post anterior, aqui fica a minha sugestão de reforços para a próxima época.

Parto, obviamente, do que está visível na Liga portuguesa e estão fora de opção jogadores ligados aos “grandes”.

A táctica de base é aquela utilizada por Benfica e Sporting em permanência e, de forma intermitente, pelos “dragões”: 4-4-2 losango.

DIEGO (Nacional)

LUÍS FILIPE (Sp. Braga)
NIVALDO (Belenenses)
RODRIGUEZ (Sp. Braga)
RODRIGO ALVIM (Belenenses)

ANDRÉS MADRID (Sp. Braga)
RUBEN AMORIM (Belenenses)
KAZMIERCZACK (Boavista)
FILIPE TEIXEIRA (Académica)

LINZ (Boavista)
EDGAR (Beira-Mar)


Depois ainda encontro uma “equipa B”:

MARCOS (Marítimo)

AMARAL (Belenenses)
AURI (Setúbal)
GREGORY (Marítimo)
ALONSO (Nacional)

VANDINHO (Sp Braga)
TIAGO GOMES (Est. Amadora)
BRUNO AMARO (Nacional)
MARCINHO (Marítimo)

ZÉ CARLOS (Sp. Braga)
DAME (Académica)

A próxima época...

Numa altura em que a Taça e a UEFA “já foram” e a Liga está complicada, estará na altura do Benfica começar a preparar a nova época.

Claro que os responsáveis não estarão a dormir e a prova disso será a contratação de Fábio Coentrão, a “revelação” da segunda Liga, mas vai ser preciso mais, muito mais para melhorar o plantel.

A acreditar no presidente, vai haver mais contratações e Fernando Santos vai manter-se ao “leme” da equipa. Boas e não tão boas notícias. Aguardemos...

Na defesa será obrigatório encontrar, pelo menos, dois nomes: um defesa lateral direito e um defesa central.

No meio-campo é também preciso encontrar jogadores que permitam dar descanso ou rodagem aos titulares. Nesta perspectiva e lembrando que só Nuno Assis é opção válida, três médios terão que ser contratados.

No ataque, sabendo que Miccoli e Derlei estão emprestados (e como era bom continuar a contar com o "pequeno bombardeiro"), que Mantorras não está nem estará a 100% e que Nuno Gomes é intermitente, é lógico que descobrir pelos menos dois nomes seria fundamental.

Claro que estou a partir do princípio que nenhum dos jogadores fundamentais vai sair.

Assim, era bom ter um plantel parecido com este:

QUIM
MOREIRA

?
NELSON
LUISÃO
DAVID LUIZ
ANDERSON
?
LÉO
MIGUELITO

PETIT
?
KATSOURANIS
?
KARAGOUNIS
?
RUI COSTA
NUNO ASSIS

SIMÃO
FÁBIO COENTRÃO

NUNO GOMES
MANTORRAS
?
?
?

PS: No post seguinte, as hipóteses internas para completar o plantel.

quinta-feira, abril 12, 2007

Adiós

Acabou o sonho da UEFA. O Benfica foi eliminado por uma equipa pouco mais que banal porque, basicamente, voltou a dar de avanço e a jogar pouco.

Depois do empate desta noite diante do Espanhol, várias dúvidas se colocam:

- porque voltou a equipa a jogar devagar 60 minutos?

- porque Rui Costa só jogou no centro do terreno, os melhores do Benfica, cerca de 20 minutos?

- porque ficou Katsouranis no banco, retirando força ao meio campo?

- porque continuamos a deixar Nélson fazer asneiras?

- porque não arriscou Fernando Santos mais cedo?

Depois, claro que sim, o Benfica, apesar de tudo, podia ter ganho o jogo: falhanço inacreditável de Nuno Gomes, duas bolas aos postes... mas isso não chega para falar em azar.

Apesar de, mais uma vez, terem jogado um bocadinho melhor no segundo tempo, o certo é que, alguns jogadores, terminaram de rastos e, sem força, quem devia fazer a diferença não o está a fazer: Simão e Miccoli esforçam-se, mas falta o "clic".

Por outro lado, esta questão dos adormecimentos já mereceria a análise de especialistas. Não sei se a culpa é dos jogadores ou do treinador. O certo é que algo se passa e já custou algumas vitórias ao clube.

Ainda por cima, desta vez, até o árbitro ajudou.

Agora, faltam seis jogos para terminar a época. O campeonato está difícil e pode ser mais uma época a zero.

PS: só para que conste: o Espanhol poupou 9 dos 11 titulares desta noite no último jogo do campeonato, o Benfica usou hoje 10 dos 11. Sintomático.

Objectivo Glasgow

O Benfica continua a sonhar com a Taça UEFA e tem esta noite mais uma “final”.

Depois de uma primeira mão em que se passou do inferno quase ao céu, os “encarnados” precisam da vitória para continuar em frente,

A equipa da Luz tem melhor equipa que o Espanhol, isso foi visível depois da primeira mão, mas é preciso prová-lo em campo e – convém dizer – o Benfica não o fez em Barcelona e até se acobardou no fim.

No entanto, convém não entrar com excesso de confiança até porque o Espanhol tem grandes resultados fora de casa, várias vitórias e apenas um empate na UEFA.

O Benfica continua sem ter Luisão e isso tem-se notado e muito. Especialmente Anderson tem desiludido e é estranho o que se tem passado com este internacional brasileiro. Ainda por cima, Rui Costa, a ganhar ritmo ainda não estará a 100%, e isso é mais uma má notícia.

Dizem os jornais que o “maestro” vai ser titular e que há hipótese de Katso jogar a central.

São hipóteses, mas, confesso que tenho algumas dúvidas porque Rui Costa não vai aguentar o ritmo nos 90 minutos e o grego, mesmo estando em dificuldades físicas, vai fazer falta no meio-campo e obrigar o Petit a trabalho extra.

Convinha, por outro lado, ter o grande Simão e o regresso do “pequeno bombardeiro”.

Já agora, “era giro” contar com uma defesa no verdadeiro sentido da palavra e isso não tem acontecido.

“Last but not least” toda a equipa tem que estar concentrada, com vontade de ganhar e, sem pensar em mais nada, dar tudo por tudo.

Posto isto, o “11” em 4-4-2 losango, claro:

QUIM
NÉLSON, DAVID LUIZ, ANDERSON, LEO
PETIT, KATSOURANIS, KARAGOUNIS, SIMÃO
NUNO GOMES e MICCOLI

Mas, jogue quem jogar, o importante é ganhar... só isso (fácil)

terça-feira, abril 10, 2007

Acabou o sonho

Terminou ontem, à Beira-Mar, a hipótese do Benfica ganhar a Liga de futebol desta época.

Os "encarnados" entraram a todo o gás, marcaram um golo mal anulado, tiveram bons momentos, especialmente na pressão final, mas também tiveram momentos de apatia preocupantes. Defensivamente também foram oferecidos dois golos que custaram caro.

Não sei se já estavam de cabeça no jogo da UEFA ou se estavam a gerir o esforço face ao "cansaço", o certo é que é inadmissível perder pontos com o último classificado.

Fernando Santos segue sem gerir o plantel e continua a fazer-me impressão que não se dê minutos a alguns jogadores (por exemplo Miguelito) e a desculpa da fadiga não pega.

Agora a três pontos, que são quatro, o campeonato está quase impossível. Obrigatório é ficar em segundo lugar.

Sobre a UEFA, falamos quinta-feira.

quinta-feira, abril 05, 2007

Para quê inventar?

Há coisas que me continuam a baralhar nos treinadores: porque raio preparam as equipas de uma certa forma e depois, de um jogo para o outro, mudam a estratégia sem razão aparente.

Vem isto a propósito do jogo desta noite do Benfica em Barcelona em que Fernando Santos decidiu começar o jogo em 4-3-3 deixando o 4-4-2 losango.

É certo que o plantel estava muito debilitado sem Luisão, Katsouranis, Nuno Assis e com Rui Costa a meio gás mas, só por si, essa não era razão para deixar a táctica habitual.

Aliás, mesmo o "11" escolhido permitia manter o esquema e esse foi o primeiro erro: depois de meses a entrar no esquema, permitir ao Espanhol superioridade no centro e, especialmente, prender Simão a uma ala foi dar de avanço.

Independentemente deste erro estrutural, que só se resolveu no segundo tempo após a entrada de Miccoli, houve outros factores que contribuiram para uma péssima exibição do Benfica na maior parte da partida.

João Coimbra ainda não tem pedalada para ser titular da equipa; Derlei está longe do "ninja" do FC Porto e ao tentar fazer tudo depressa e bem só faz tudo ao contrário; Anderson voltou a falhar nas marcações de maneira incrível, coisa que na época passada não acontecia; Nélson continua a ter paragens cerebrais que hoje deram dois golos ao adversário.

Por outro lado, a equipa está cansada, sem capacidade de explosão, a fazer as transições de forma muito lenta e isso deve-se, seguramente, a dificuldades em gerir o número de jogos com o plantel curto que não permite rodar jogadores.

Positiva continua a ser a capacidade de reacção, sempre após o intervalo, o que também quererá dizer que Fernando Santos ainda consegue ler o jogo e fazer passar a mensagem.

Agora, convinha que não se repetissem as ofertas que deram os golos do Espanhol que, para além dos trÊs que marcou ainda conseguiu falhar um, já nos descontos, numa altura em que o Benfica - estranhamente - já tinha voltado a recuar e a desistir de atacar.

O árbitro também não ajudou e teve dois erros graves: não viu um penalty sobre Simão e esqueceu-se de expulsar o defesa-direito do Espanhol.

Uma derrota é sempre uma derrota e perder nunca é bom, mas este acabou por ser o melhor resultado dentro de um quadro de derrota.

Apesar da equipa da Luz ter jogado muito mal, ficou provado que o Benfica é superior ao Espanhol, só tem que o provar em casa para a semana e pode chegar às meias finais da UEFA.

Objectivo Glasgow...

O Benfica está a poucas horas de jogar na Taça UEFA, uma competição que o clube acredita que pode ganhar.

Isso não me parece nada provável, pelos adversários ainda em prova e, claro, pelas limitações, conhecidas, do plantel, mas sonhar não custa.

No jogo desta noite, os “encarnados” defrontam o Espanhol o que, dado o panorama, até é uma boa notícia, mas, atenção, a equipa de Barcelona foi a que mais pontuou.

A segunda mão na Luz vai ser decisiva e, por isso, o Benfica terá vantagem.

O Espanhol tem estado bem na UEFA e é preciso ter especial atenção ao “pequeno Buda” que comanda as operações.

Do lado do Benfica há três baixas: Luisão, Katsouranis e Nuno Assis. Isto já para não falar de Rui Costa que não está a 100%.

Face a isto apostaria no seguinte “11”:

QUIM
NÉLSON, DAVID LUIZ, ANDERSON, LEO
PETIT, KARAGOUNIS, JOÃO COIMBRA e SIMÃO
MICCOLI e DERLEI