sexta-feira, março 30, 2007

Não há Paciência para certos presidentes

A saída de Domingos do comando técnico da União de Leiria é surpreendente: pelos resultados da equipa, mas especialmente pelas razões apontadas.

A equipa do Liz está em oitavo, com 30 pontos, a quatro da "europa", a fazer um campeonato acima do esperado e, portanto, nada fazia prever este desfecho.

A gota que fez transbordar o copo do "mister" foi a reacção de Rosatto que, para além de ter atirado com as botas, abandonou o treino dizendo que tinha sido contratado para ser titular.

Estranhamente, a direcção aceitou a saída do técnico, apesar do que se passou. Das duas uma: ou tem mesmo contratos para jogadores titulares ou aceita que sejam os atletas a fazer as equipas, mesmo que provoquem distúrbios.

Qualquer das duas opções é triste e muito negativa para um grupo de trabalho.

O presidente João Bartolomeu vai ter muito que explicar.

Sérv(e)ia, mas podia ser melhor

A selecção nacional empatou a uma bola na Sérvia e alcançou o objectivo mínimo: não perder. Como bónus subiu ao segundo posto do grupo de qualificação para o Euro 2008.

Apesar de ter sofrido bastante, durante 15/20 minutos, na primeira parte, a equipa das “quinas” podia e devia ter ganho a partida.

O segundo tempo foi todo nosso, sem discussão, mas mesmo na primeira parte, depois do sufoco, Portugal controlou.

Tiago e Petit estiveram fantásticos, Ricardo Carvalho e Jorge Andrade muito bem, Ricardo sem culpa no golo...

Infelizmente, talvez pela lesão, não tivemos um grande Cristiano Ronaldo e João Moutinho não esteve tão bem como contra a Bélgica. Os laterais não estiveram fantásticos, mas não erraram muito, enquanto Simão e Nuno Gomes trabalharam, mas...

O pior em campo acabou por ser o árbitro francês que, mais uma vez, voltou a prejudicar uma equipa portuguesa. Destaque para o penalty sobre Simão, que poderia dar o 2-0.

Portugal desperdiçou uma mão cheia de grandes oportunidades de golo e perdeu a chance de recuperar da derrota frente à Polónia.

O caminho é longo e a próxima partida, na Bélgica, vai ser muito dificil, especialmente por aquilo que se passou na última semana.

quinta-feira, março 29, 2007

“Estórias” de bola

Em vésperas do clássico Benfica – FC Porto, que pode colocar os “encarnados” no comando do campeonato, lembrei-me de um jogo com características semelhantes.

Época 2000/01, jornada 22, estádio da Luz, partida entre Benfica e Boavista, 2º e 1º classificados, dois pontos de distância.

No comando técnico da equipa “encarnada” estava Toni, já depois de Jupp Heynckes e do estreante José Mourinho.

O Benfica tinha começado muito mal o campeonato e chegou a estar a 10 pontos da liderança. Com Mourinho ganhou uma equipa (onde se destacavam Maniche, Fernando Meira, João Tomás, Miguel, Poborsky e Van Hooijdonk) e com Toni recuperou até ao jogo decisivo.

Tal como agora, em caso de vitória, o Benfica assumia o comando.

O jogo não foi grande coisa, os donos da casa pressionaram e a cerca de 10 minutos do fim, o momento decisivo: jogada de Carlitos pela direita, remate de Van Hooijdonk ao poste.

No final, 0-0 e oportunidade desperdiçada.

A partir dai, o descalabro total até ao fim da prova: 12 jogos, 6 derrotas, 4 empates, 2 vitórias, sexto lugar final. Campeão? O Boavista de Jaime Pacheco.

Agora, a 1 de Abril de 2007, o Benfica recebe o líder FC Porto com um ponto de atraso. Vamos ver o que acontece...

sexta-feira, março 23, 2007

Quinas?

A selecção nacional tem esta semana dois jogos decisivos para a qualificação do Euro 2008: Bélgica em casa e Sérvia fora.

Depois do empate na Finlândia e da derrota frente à Polónia, o ideal seria, obviamente, conquistar os seis pontos, mas é obrigatório, pelo menos, ganhar aos belgas amanhã e empatar na quarta-feira.

O ambiente de pressão criado pelos belgas nos últimos dias pode até tornar-se positivo para a equipa das "quinas" já que vai tornar a selecção nacional mais unida e concentrada.

Noutro plano, no entanto, era bom que a UEFA actuasse e castigasse, pelo menos, o guarda-redes belga.

Se, por acaso, acontecer algum problema grave a Cristiano Ronaldo ou outro jogador português, a situação pode ficar muito complicada para os belgas.

Dentro de campo

Sem Deco e sem Simão, parece que Luiz Felipe Scolari vai escolher Hugo Viana e Quaresma para o "11", isto para além de Hugo Almeida no lugar dos desinspirados Nuno Gomes e Hélder Postiga.

Destas três alterações confesso que tenho dúvidas quanto à titularidade do jogador do Valência. Eu preferiria que jogasse João Moutinho no meio-campo, mas enfim.

Depois, há a habitual questão da lateral-esquerda, a grande lacuna desta equipa. Dois nomes, nenhum deles de raiz: Caneira e Paulo Ferreira: venha Scolari e escolha.

Se as coisas correrem mal, lá vamos ter que voltar à máquina de calcular e fazer contas ao apuramento.

segunda-feira, março 19, 2007

Pressão

O resultado do FC Porto - Sporting relançou o "campeonato a três" e coloca grande pressão nos dois jogos grandes que ainda faltam.

O Benfica estava à espreita e terá gostado do resultado do "Dragão", mas agora vai ter que mostrar que tem estofo para aguentar a pressão. Se os "encarnados" vencerem hoje e, na próxima semana o FC Porto, passam para a frente da Liga.

A propósito da pressão duas notas: Simão joga na Reboleira com quatro cartões, David Luiz devem jogar mas não estarão a 100%.

Vamos ver o que acontece...

SORTEio

O Benfica vai defrontar o Espanhol nos quartos de final da Taça UEFA e bem se pode dizer que o sorteio foi amigo dos "encarnados".

Havia, claramente, três equipas que convinha evitar, pelo menos para já (Werder Bremen, Tottenham e, claro, Sevilha) e isso foi conseguido.

Convém, no entanto, não entrar em euforias até porque vale a pena lembrar que a equipa de Barcelona ainda não perdeu na Europa.

Por outro lado, as conhecidas limitações do plantel de Fernando Santos podem complicar a tarefa se não estiverem todas as "cartas na mesa".

No entanto, continua tudo em aberto e Podemos Sonhar com Glasgow...

quinta-feira, março 15, 2007

Salvou-se a eliminatória

O Benfica ganhou ao PSG por 3-1, segue em frente na Taça UEFA, mas não ganhou para o susto.

Os "encarnados" não estiveram bem, aliás, estiveram muito mal na segunda parte e só se safaram os minutos "entalados" entre os dois primeiros golos. Os comandados de Fernando Santos podiam e deviam ter resolvido melhor a eliminatória.

Mais uma vez, ficou provado que a equipa é curta e está dependente de dois ou três jogadores comandados por Simão.

No entanto, desta vez, o susto começou logo no aquecimento quando se percebeu que era Moretto a escolha de Fernando Santos.

Já aqui o escrevi: considero que, na teoria, Moretto tem todas as condições físicas para ser um grande guarda-redes, mas, essencialmente, parece-me que lhe falta força mental para aguentar a pressão e capacidade de concentração para actuar, mesmo estando pouco em jogo.

O "31" teve culpa no golo sofrido e ainda tremeu mais uma mão cheia de vezes (inacreditável aquela saída a punhos que quase dava auto-golo), mas isso não justifica a atitude absolutamente inconcebível dos sócios que gritaram o nome de Moreira.

Quanto ao resto, nota-se que há jogadores que continuam a ter "paragens cerebrais" (Anderson, Nélson...), que David Luiz precisa de tranquilidade para crescer (mas tem potencial) e que se notou muito a saída de Karagounis que, juntamente com as ausências forçadas de Nuno Assis e Rui Costa deixa o meio-campo sem alternativas.

Dos franceses destaque especial para Rothen, mas também Gallardo e Diané.

Amanhã de manhã é o sorteio. Ao Benfica convinha fugir aos alemães, ao Tottenham e ao Sevilha. Vamos ver se Podemos Seguir até Glasgow...

sexta-feira, março 09, 2007

15 minutos fatais...

O Benfica foi derrotado em Paris por 2-1 e, pior que isso, perdeu a oportunidade para ganhar o jogo e resolver desde já a eliminatória.

Aqueles 15 minutos de desconcentração ou de desconfiança após a lesão de Luisão, juntamente com o travão "controleiro", que começou aos poucos a seguir ao golo de Simão, deitaram borda fora a vantagem e o domínio da eliminatória.

É certo que, com as lacunas do plantel, a lesão do "girafa" e a indisposição de Katso eram baixas insuperáveis, até porque Fernando Santos parecia não confiar em David Luiz.

Eu não culpo o miúdo por aquele quarto de hora aterrador, aliás, para mim é claro: o erro foi do técnico que não apostou no jogador frente ao Aves.

Não é, no entanto, admissível que a equipa se tenha desunido e desorientado só porque Luisão se lesionou.

Para além deste caso específico, este jogo e as ausências conhecidas, vêm reforçar que o plantel dos "encarnados" é (muito) curto: é óbvio que faltam (dois) defesas e (dois) médios.

Apesar desta ser a "menos má das derrotas", é um resultado perigoso porque vai obrigar o Benfica a atacar na Luz e deixar ao PSG o contra-ataque, a sua arma mais forte.

No entanto, ainda há hipóteses, convinha que alguns dos ausentes pudessem jogar a segunda mão.

segunda-feira, março 05, 2007

Outras bolas (6)

Este é mais um post extra-futebol no "Doente da Bola" e, novamente, por "culpa" do atletismo.

Naide Gomes voltou a estar em destaque e conquistou a medalha de ouro nos Europeus de Pista Coberta no salto em comprimento.

A renovação do ouro nesta competição é tão mais importante quanto a atleta do Sporting deu 20 centímetros de avanço à segunda classificada, bateu o recorde nacional e fez a melhor marca mundial do ano com 6.89 metros.

Até pareceu fácil, tal a superioridade da atleta lusa. Vamos continuar a esperar mais alegrias.

De recordar que esta rubrica já tinha destacado (merecidamente) Ticha Penicheiro, Tiago Monteiro, Vanessa Fernandes, Telma Monteiro e Francis Obikwelu.

PS: Junto a minha indignação a outros que se queixam do pouco destaque dado a esta medalha pelos jornais desportivos.

quinta-feira, março 01, 2007

Bento

Morreu Manuel Galrinho Bento, o melhor guarda-redes português que já vi actuar.

A surpresa e consternação da sua morte foram grandes porque ainda ontem tinha estado na festa de aniversário do Benfica.

Bento foi grande, não só ao serviço dos "encarnados", mas também da selecção. Lembro-me de jogos extraordinários que deram vitórias únicas.

A concorrência de Damas, outro enorme guarda-redes, ajudou a criar o mito...

O "pincel" passou muitos anos na Luz como jogador, capitã0 e como técnico adjunto dos séniores e das camadas jovens.

Foi e será sempre uma referência do Benfica.