sexta-feira, dezembro 29, 2006

Reforços? Nem por isso

Numa altura em que os clubes estão a poucos dias de poder voltar a contratar jogadores, está na altura de analisar os reforços que chegaram no início da época e tentar perceber se foram, efectivamente, reforços.

FC PORTO
O "11" de Jesualdo Ferreira:

Helton
Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Cech
Raul Meireles, Lucho, Anderson
Quaresma, Postiga e Lisandro

Conclusão "0" reforços entre os titulares, apenas a repescagem de Hélder Postiga.

Pior do que isso, o facto de vários "reforços" já terem recebido guia de marcha a meio da época: Ezequias, Diogo Valente e, muito possivelmente, Sektoui e, quem sabe, João Paulo.

SPORTING
O "11" de Paulo Bento:

Ricardo
Caneira, Tonel, Polga e Tello
Custódio, João Moutinho, Nani, Carlos Martins
Liedson e Bueno

No caso dos "leões" é mais difícil definir a equipa titular dada a política de rotatividade seguida pelo técnico. Por exemplo, o "10" começou a época como titular indiscutível mas, agora, está incompatibilizado com Paulo Bento.

Apesar disso, olhando para esta equipa, só Bueno é "reforço" e sabe-se quão pouco tem trazido este jogador ao futebol "verde e branco".

BENFICA
O "11" de Fernando Santos:

Quim
Nélson, Luisão, Ricardo Rocha, Léo
Petit, Katsouranis, Nuno Assis e Simão
Nuno Gomes e Miccoli

Se exceptuarmos o caso especial de Rui Costa, titular até se lesionar há três meses, na equipa mais utilizada pelo treinador "encarnado", só há um reforço titular: o grego Katsouranis.

Assim, feitas as "contas", pode dizer-se, sem medo de ser desmentido, que os "grandes" clubes portugueses falharam na maioria dos "contratados" e desperdiçaram o (pouco) dinheiro disponível.

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Pesetero

Ao que parece, Luís Figo vai mesmo jogar seis meses no Al Ittihad, da Arábia Saudita, antecipando a saída do Inter de Milão.

Jogando, quase sempre a titular, no campeão e líder do campeonato italiano, o que pode levar Figo, já cheio de títulos, a apostar nas Arábias para terminar (?!) a sua carreira?

É verdade que ganhar 200 mil contos por mês (uma verdadeira loucura para o jogador mais bem pago do mundo) dá a volta à cabeça de qualquer um... e, claro, que já outros jogadores de quilate semelhante fizeram algo de parecido nas respectivas épocas, mas será que o (muito) dinheiro justifica tudo?

Esta é uma decisão que acaba por não surpreender verdadeiramente quem tem acompanhado a carreira deste extraordinário jogador, mas que, mesmo assim, me choca. Depois dos casos "Benfica", "Parma", "Juventus", "Barcelona" e "Real Madrid", este é apenas mais um.

Futebol é o que menos parece interessar a Figo...

Eu, por mim, - como diz o outro - acho que não havia necessidade e, mais este episódio, só veio dar razão aos adeptos do Barça.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

As minhas escolhas

Como sempre faço por esta altura do ano, aqui deixo o meu “onze” e o banco de jogadores que, de alguma forma, se destacaram na primeira fase do campeonato.

Confesso que este ano tive mais dificuldade porque não tem havido jogadores, fora dos chamados grandes, de encher o olho.

Para além disso, alguns dos residentes crónicos já não estão na nossa Liga e isso dificultou a escolha.

Curioso que, em relação à equipa do ano passado, só há um repetente: Andres Madrid.

1- Diego (Nacional)

2- Luís Filipe (Sp. Braga)
3- Gregory (Marítimo)
4- Auri (V. Setúbal)
5- Alonso (Nacional)

6- Andres Madrid (Sp. Braga)
8- Kazmierczak (Boavista)
10- Marcinho (Marítimo)

7- Zé Manel (Boavista)
9- Linz (Boavista)
11- Grezlak (Boavista)

Banco: Marcos (Marítimo), Paulo Jorge (Sp.Braga), Vandinho (Sp. Braga), José Pedro (Belenenses), Sougou (U.Leiria), Edson (Paços Ferreira), Zé Carlos (Sp.Braga).

PS: Já agora, Bom Natal...

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Compras de Natal

Faltam poucos dias para abrir o "mercado de Inverno" e, seguramente, os três grandes vão querer fazer um "refresh" nos respectivos plantéis.

Mesmo não havendo muito dinheiro, os técnicos vão tentar equilibrar as equipas para a segunda volta do campeonato.

BENFICA

Fernando Santos já fez saber que quer diminuir o número de jogadores à sua disposição (29, incluindo Everson que não está inscrito).

A meu ver não são muito difíceis as contas do técnico: Pedro Correia e João Coimbra são dois miúdos da "cantera" a quem pode fazer bem rodar; Diego é outro jovem que ainda não tem nenhum minuto; Marco Ferreira é uma contratação só explicável por questões extra-desportivas; Manu e Paulo Jorge perderam espaço com o "losango" e, querendo cortar, um deles pode vir também a ser emprestado.

Quanto a entradas falta um lateral-direito, que faça frente a Nélson, falta um médio-esquerdo de raiz para o "losango" e, já agora, um avançado porque Mantorras é o que se sabe, Miccoli não larga as lesões e Fonseca não se está a adaptar.

FC PORTO

Jesualdo Ferreira tem o melhor plantel do país, o mais equilibrado, mas, como não há plantéis perfeitos, acertos podem sempre ser feitos.

Ricardo Costa está a caminho do Marselha para tentar jogar mais e, por isso, deve chegar um central. Ezequias e Sektoui são outros dois jogadores que devem ter guia de marcha, atletas que não vingaram no Dragão (contratações falhadas de Adriaanse).

Entretanto, vem aí também um defesa-esquerdo para dar luta a Cech e passar a ter dois jogadores por cada lateral. Adriano também está em dúvida, mas não acredito que os "azuis e brancos" fiquem apenas com Hélder Postiga e Bruno Moraes.

SPORTING

Aos "leões" falta, claramente, um "playmaker", face ao apagamento de Romagnoli e ao "caso" Carlos Martins, que não obrigue João Moutinho a fazer tudo.

Depois há ainda a lacuna crónica: o parceiro de Liedson. Alecsandro e Bueno não são opção credível e Yannick ainda é muito irregular.

Para além do "caso" já referido, não está prevista nenhuma saída.

Em "segundas núpcias" talvez não fosse má ideia pensar num "trinco" (Custódio não desenvolve e Paredes está longe do que mostrou ao serviço do FC Porto) e num defesa lateral.

Play... pause

O nosso futebol não pára de nos surpreender e esta época, com a desculpa da redução no número de equipas, "arranjou" uma pausa de quase um mês entre o meio de Dezembro e o meio de Janeiro.

A jornada 14 foi a 17 de Dezembro... a 15ª vai ser (apenas) a 14 de Janeiro.

Verdadeiramente extraordinário... parece que vivemos a Leste, ou quanto muito na Alemanha, e temos que fazer pausa de Inverno.

Não sei quem foi o "especialista" que inventou esta paragem, o certo é que ainda não ouvi nenhum treinador aprovar esta medida. Ora, se ninguém aprovou, como é que esta aberração avançou?

Se a FIFA não nos obrigar a voltar às 18 equipas, então que venha mesmo a Taça da Liga para terminar com esta palhaçada.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Curtas e Grossas

Muitos afazeres profissionais têm impedido a actualização do blog como ele merecia, por isso vamos agora optar por uma versão "vários em um" para recuperar algum do atraso.
  • O milagre não aconteceu e o Benfica perdeu mesmo com o Manchester United ficando fora da Liga dos Campeões.
  • O sorteio da UEFA podia ser pior, mas também podia ser melhor. O líder (destacado) do campeonato romeno (o país que nos morde os calcanhares) não deve ser "pera doce".
  • No campeonato nacional, os "encarnados" continuam a dominar em casa, mas a desperdiçar fora. Assim não vão longe...
  • José Veiga volta a estar disponível para o Benfica... tem vantagens e inconvenientes, tudo deve ficar resolvido ainda hoje.
  • Esta (gigante) pausa natalícia em Portugal não se compreende.
  • A reabertura de mercado está próxima. Esperemos pelos acertos.
  • Maria José Morgado vai "arbitrar" todo o processo Apito Dourado. O caso está muito bem entregue.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

"Dia D"

A 7 de Dezembro de 2005, o Benfica recebia o Manchester United na Luz para a última jornada da Liga dos Campeões e só a vitória interessava. Um ano depois, o cenário é (quase) idêntico e o "milagre" tem que repetir-se.

Os "encarnados" "só" têm que ganhar no "Teatro dos Sonhos" para seguirem em frente na Champions.

A equipa está motivada, mas o Manchester United sabe que não pode perder e vai querer vingar a época passada.

A chave do trinfo na Catedral na época passada passou por grande concentração defensiva e eficácia ofensiva. Pois, é isto que terá que acontecer esta noite em Old Trafford.

A equipa

Fernando Santos deve repetir o "onze" dos últimos jogos, jogar no "4-4-2 losango", para defrontar um "4-4-2 clássico".

A defesa tem que estar coesa, Nélson tem que se lembrar que precisa defender, Ricardo Rocha tem que repetir a exibição de Alvalade.

No meio-campo, vão ser fundamentais as coberturas e compensações de Petit e Katso e, ao mesmo tempo, a versatilidade de Nuno Assis e um Nuno Gomes finalmente inspirado que ajude a defender, consiga distribuir jogo ofensiva e, também, aparecer na frente.

Com um Miccoli dos grandes jogos e um Simão inspirado, o Benfica pode marcar.

QUIM
NELSON, LUISÃO, RICARDO ROCHA, LEO
PETIT, KATSOURANIS, NUNO ASSIS, NUNO GOMES
SIMÃO, MICCOLI

Já os "red devils" estão na máxima força:

VAN DER SAR
GARY NEVILLE, FERDINAND, VIDIC, EVRA
CARRICK, SCOLES, RONALDO, GIGGS
ROONEY, SAHA

É preciso acreditar, não há impossíveis, mas lá que vai ser muito difícil... lá isso vai.

Na pior das hipóteses, o Benfica segue para a UEFA.

PS1: O Sporting está em crise física e animica.
PS2: Ao FC Porto basta um empate para seguir em frente

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Vitória "com tranquilidade"

O Benfica venceu em Alvalade por 2-0 e, face a este resultado, continua vivo no campeonato. A vitória foi justa.

Os "encarnados" fizeram uma primeira parte muito boa (dois golos, uma bola na barra e duas grandes defesas do Ricardo) e controlaram a partida no segundo tempo, sem, no entanto, terem conseguido matar o jogo como podiam e deviam.

Na táctica de Fernando Santos, que deu "banho" a Paulo Bento, destaque para a troca de Nuno Gomes por Simão na posição em campo.

Dentro das quatro linhas, destaque para as exibições de dois jogadores habitualmente muito contestados pelos adeptos benfiquistas: Quim e Ricardo Rocha. Por outro lado, confirmação para a subida de forma de Simão, Nélson e Petit.

Do lado do Sporting, para além de João Moutinho que nunca joga mal, destaque, outra vez, para Tello.

Péssima a exibição de Nuno Gomes e absolutamente lamentável o lance da expulsão.

O derby dos derbyes

Joga-se esta noite o jogo mais emblemático do futebol português. É mais um Sporting - Benfica que, tal como um Benfica - Sporting, tem um peso específico que ultrapassa os simples três pontos.

Há até quem diga que os jogos entre "águias" e "leões" são um campeonato à parte, quase tão importante como a conquista da própria Liga em si.

Passe o exagero, de que não sou partidário (parece uma espécie de "vitória moral"), o certo - e isso é indiscutível - é que esta é uma partida (sempre) importante.

No caso desta noite, o jogo é mais importante para o Benfica, porque está atrasado na tabela, mas também porque quarta-feira joga tudo na Liga dos Campeões.

As equipas

Os dois conjuntos estão praticamente na máxima força. No Sporting falta Caneira e ao Benfica o "maestro" Rui Costa.

Esta deve ser uma luta interessante com as duas equipas a jogarem no mesmo esquema de jogo (4-4-2 "losango") que depois se desdobra, no entanto, de maneira diferente.

Aqui ficam as previsões:

SPORTING
Ricardo
Miguel Garcia, Tonel, Polga, Tello
Custódio, João Moutinho, Carlos Martins, Nani
Liedson e Yannick

BENFICA
Quim
Nélson, Luisão, Ricardo Rocha, Léo
Petit, Katsouranis, Nuno Assis, Simão
Nuno Gomes, Miccoli

Os "leões" encostam mais os médios às alas quando no ataque (trocando de lado Nani e C. Martins), enquanto o Benfica afunila mais esses médios para abrir espaço aos laterais e às trocas de Simão.

Vamos ver como se dá Liedson com Luisão e Miguel Garcia com o capitão "encarnado".

Depois, mantém-se a "dúvida Miccoli", já analisada no post anterior. Estará em campo? Se sim, como estará?

A equipa de Alvalade é favorita porque está na frente, porque joga em casa, porque está mais entrosada e mais estabilizada no esquema e porque pode esperar pelo Benfica para lançar os contra-ataques.

Já a equipa de Fernando Santos tem que fazer pela vida. Com uma derrota fica arrumada no campeonato e, por isso, vai ter que dar tudo, sem pensar no próximo jogo no "Teatro dos Sonhos".

Entretanto, o líder FC Porto estará à espreita...

A incógnita

A pouco mais de quatro horas do Sporting - Benfica, há uma dúvida que assalta os adeptos "encarnados": Miccoli vai jogar?

O "pequeno bombardeiro" lesionou-se na segunda parte da partida frente ao Marítimo com mais uma lesão muscular e logo aí se instalou a certeza de que o "30" iria perder as partidas frente aos "leões" e ao Manchester United.

Era uma péssima notícia para os benfiquistas dada a grande forma do jogador e o seu enorme potencial. Mais uma vez ficava em cheque o departamento médico do clube e, desta vez, também o treinador: Miccoli queixou-se a Fernando Santos ao intervalo e, mesmo assim, entrou para a segunda parte.

Agora, estando convocado, só há duas hipóteses: ou é "bluff" e nem sequer se equipa; ou a recuperação foi mesmo espectacular e tem que ser titular.

Quem de direito vai ter que decidir o que fazer tendo em atenção vários aspectos:
  • a real condição física do jogador
  • o seu peso em campo
  • a importância deste jogo de Alvalade
  • a transcendência do próximo em Manchester

Uma coisa é certa: o Benfica com Miccoli é mais forte, mas será que vale a pena arriscar e ver o jogador sair lesionado antes do quarto de hora?