terça-feira, janeiro 31, 2006

Sinais…

Ainda mais grave do que a (inexistente) exibição frente ao Sporting, é o que se tem passado nas últimas semanas nos treinos do Benfica e que pode ser um sinal perigoso para o futuro.

Depois dos “incidentes”, chamemos-lhes assim, entre Luisão e Karagounis, Miccoli e Andersson, mais dois casos marcaram os últimos dois dias na Luz.

Antes de avançar, gostaria só de relembrar aos mais esquecidos que os “encarnados” venceram o campeonato na época passada não por terem o melhor plantel, nem o melhor futebol, mas porque tinham (indiscutivelmente) o melhor balneário.

Desde a “tragédia Fehér”, o grupo criou uma empatia, uma ligação, que, juntamente com a força e o saber de dois técnicos experientes e de dirigentes "batidos", levou o Benfica, quase por milagre, à reconquista do título 11 anos depois.

Isso parece, agora, estar a perder-se…

Posto isto, voltemos aos acontecimentos dos últimos dias, casos que podem também ajudar a explicar o “eclipse” geral da equipa no “derby”.

Ontem, o técnico Ronald Koeman dividiu o grupo em dois. Propositado ou não, o certo é que de um lado ficaram todos os brasileiros (mais Nelson) e do outro os restantes portugueses e os outros estrangeiros.

Das duas uma: ou foi o treinador que assim dividiu o plantel e fez mal, ou foi uma “coincidência” e é grave porque pode ser o sinal da existência de “grupos dentro do grupo”.

Hoje, um comentário no site oficial de Simão Sabrosa provocou mal-estar na Luz e o texto, que falava do descalabro de sábado, acabou por ser retirado.

Ao que parece, esse comentário era do sogro do capitão “encarnado”, mas o que é certo é que já não é a primeira vez que há polémicas com Simão, desde o episódio da braçadeira com Hélder.

Não está em causa a categoria do jogador (indiscutível), apesar do desaparecimento em alguns jogos fundamentais, nem a liberdade de expressão, mas o certo é que é necessário ter atenção, contenção e cuidado com o que se diz ou escreve.

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Res… friado

Normalmente, nestas alturas, costuma fazer-se o rescaldo dos grandes jogos. Neste caso fazemos o “resfriado”, porque é um rescaldo feito já “a frio” e com “C-Gripes” tomados.

O essencial foi dito no “post” anterior ("Banho de bola"), mas há algumas notas que, quase 48 horas passadas, merecem destaque.

Primeiro gostaria de reforçar que a vitória do Sporting é inquestionável e, pelo volume criado, podia até ter sido mais expressiva.

Agora, queria aproveitar a ocasião para defender (apesar de não ter nenhum tipo de procuração) o jogador mais criticado na noite de sábado: Alcides.

É verdade que o miúdo teve uma noite infeliz e esteve ligado aos golos de Liedson mas, atenção, o que não se pode é dizer: “Este jogador não tem as mínimas condições para jogar a defesa direito”.

Isso é desleal e desonesto porque os que disseram isto foram os mesmos que, nas últimas semanas, o elogiaram (na lateral) em vários jogos, incluindo frente ao Manchester United.

Quanto a Beto, não há muito a dizer. O jogador tem as características que tem, os defeitos conhecidos. Se calhar, como temos dito, não serve para titular do Benfica, mas convém que Manuel Fernandes volte à forma.

Moretto teve 10 minutos terríveis. Ao que parece estava lesionado. Acho que é cedo para tirar conclusões precipitadas e, especialmente, era escusado ter relembrado e comparado “casos” passados com ex-jogadores do Benfica em grandes palcos.

Koeman podia ter reagido de outra maneira, podia, especialmente, ter colocado as pedras de outra forma em campo (Manduca na ala, Geovanni no centro à frente de Nuno Gomes), mas, naquela altura, até percebi a troca de Manduca por Manuel Fernandes.

A atitude de Sá Pinto aquando da substituição é demonstrativa, por um lado, do carácter do jogador (para o bem e para o mal), por outro, da importância transcendente que este jogo e o Benfica representam para os “leões”.

Parabéns ao Sporting ganhou o “seu” campeonato, o campeonato da Segunda Circular.

Foi também curioso ver o regresso de João Moutinho aos grandes jogos e a nova actuação de Liedson frente ao Benfica (ao que parece, com a renovação e o reforço da conta bencária à porta).

Para finalizar lamento que a rádio onde ouvi o relato tenha ignorado o lance de Nuno Gomes e Tonel na área leonina. Nem uma palavra, nem um “vamos esperar pela repetição”, ou um “lance duvidoso”. Nada.Enfim...

PS: A Liga continua em aberto. O Sr. Co Adriaanse voltou ontem a dar uma ajuda a Benfica e Sporting.

domingo, janeiro 29, 2006

Banho de bola

Numa noite fria e chuvosa, o Benfica constipou-se e levou um verdadeiro “banho de bola”.

Sem espinhas, o Sporting venceu e convenceu na Luz, num jogo em que, bem vistas as coisas, o resultado até é escasso.

Não foi seguramente esta a equipa que venceu o Manchester United e fez uma série de nove vitórias consecutivas. De recordar que o Benfica não teve uma única oportunidade de golo ao longo dos 90 minutos.

Já o “leão”, talvez enraivecido pelos últimos resultados, pela pressão da vitória, pelas declarações de Koeman, pelo ditado do “quanto pior melhor”, pela alegada inexperiência e juventude da equipa mostrou que está vivo e bem vivo para continuar a lutar pela Liga.

Resumindo, nem o Benfica tem uma equipa imbatível, nem o Sporting estava acabado.

Mas, afinal, o que é que aconteceu em campo para que acontecesse este desfecho?

Vamos por partes:

BENFICA

Koeman escolheu o “11” que eu, à partida, também escolheria. Acontece que em termos de posicionamento já não fomos coincidentes.

· Geovanni jogou (!?) encostado à direita quando deveria ter sido o homem mais adiantado à frente de Nuno Gomes
· Manduca deveria ter jogado na ala e não ao centro
· Alcides não teve ajuda a fechar o flanco e, como alertei e temia (apesar de também o ter colocado nessa posição) Nelson à esquerda apaga-se
· Petit não jogou o que é habitual, seguramente por ter recuperado à pressa para o jogo e Beto é Beto e não dá mais
· A entrada de Manuel Fernandes para o lugar de Manduca encolheu ainda mais a equipa e deu sinal negativo aos jogadores, apesar de eu ter percebido o que Koeman queria (dar força ao meio-campo)
· As “armas” Robert e Marcel também nada trouxeram de bom à equipa
· A habitual e elogiada segurança defensiva esteve completamente ausente (nem Moretto – que teve uns 10 minutos trágicos na primeira parte – nem Luisão, nem Andersson, muito menos Alcides)
· A força física da equipa não apareceu

SPORTING

Paulo Bento também escolheu o “11” sugerido, incluindo com João Moutinho mais dentro do jogo. Resultado, os “leões” melhoraram.

· Moutinho e Carlos Martins muito bem no meio-campo em losango
· Liedson endiabrado e decisivo como um ponta-de-lança (abençoado aumento de ordenado)
· Abel muito bem a marcar Simão e até a partir para o ataque
· Sá Pinto, a marca da raça sportinguista. Entrega total quer a defender, quer a atacar
· Sporting muito bem fisicamente, a pressionar o Benfica durante uns bons 70 minutos
· O melhor jogo dos “leões” esta época, pela primeira vez, consistente

Nota também para o árbitro que, não tendo influência no resultado, esqueceu-se de alguns cartões. Dos vários, destaco apenas um para cada lado que deviam ter sido vermelhos: Petit e Polga.

Face a este resultado, o Benfica pode deixar fugir o FC Porto e, mais do que isso, o Sporting reentra na corrida, estando agora a apenas três pontos dos “encarnados”.

Aí está mais uma altura, importante, para o campeão nacional e, já agora, os adeptos baixarem à terra, reflectirem sobre o que correu mal neste jogo ( que foi tudo) e, depois, esperar que a equipa volte a jogar à Benfica, o mais rápido possivel.

Hoje, o Benfica, simplesmente, não jogou, não existiu, não esteve em campo…

Hoje, o Benfica levou uma tareia das antigas em casa e, pior do que isso, não se pode queixar de nada… a não ser de si próprio.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

SORTEio

Realizou-se hoje o sorteio para o Euro 2008, que vai disputar-se, a meias na Suíça e na Áustria.

Este, no geral, não foi um mau sorteio para Portugal, mas, atenção, não é caso para deitar foguetes antecipados.

É verdade que, do “pote 2”, nos calhou o brinde (a Polónia), mas, em compensação, do “pote 3”, saiu-nos “a fava” (Sérvia Montenegro).

Depois há ainda três nossas conhecidas que, não sendo adversários inacessíveis, não são propriamente fáceis (Finlândia, Bélgica e Polónia) e tanto podemos ganhar como perder pontos.

De recordar, por exemplo, que a última vez que jogamos com a Finlândia perdemos no Bessa, sem espinhas, na preparação para o Mundial 2002.

Vai ser com estes cinco adversários que, seguramente, tudo se vai decidir.

Com os outros três “colegas de grupo” (Arménia, Azerbaijão e Cazaquistão) não pode (não pode mesmo) haver deslizes.

Nota ainda para o facto de termos ficado no grupo maior e com várias equipas de Leste (viagens grandes, países frios, calendário apertado).

Grupo A:PORTUGALSérvia e MontenegroFinlândiaBélgicaPolóniaArméniaAzerbaijãoCazaquistão


Como disse, o sorteio podia ter sido bem pior e há, logo no “grupo B”, um exemplo disso: França, Itália, Ucrânia, Escócia…

Falta agora saber como duas coisas: qual o calendário dos jogos (e isso pode ser muito importante) e, já agora, quem vai ser o seleccionador.

Pelo que parece, o senhor Scolari estará do outro lado do Canal da Mancha.

O derby dos derbies

Amanhã regressa à Luz o jogo dos jogos para a Liga portuguesa. Independentemente do que estiver a acontecer, o Benfica – Sporting é sempre aquele jogo que ninguém quer perder.

Se o futebol fosse “matemática”, os “encarnados” venciam a partida deste sábado; se valer o “mito” dos grandes jogos, os “leões” vão levar a melhor precisamente porque estão pior.

O Benfica joga em casa, tem três pontos de vantagem, leva nove jogos consecutivos a vencer (sete no campeonato, uma na Taça e outra na Champions) e reforçou-se bastante no mercado de Inverno, equilibrando o seu plantel.

O Sporting ganhou com o novo treinador especialmente força defensiva (diminuíram os golos sofridos), mas tem faltado consistência durante os 90 minutos, opções de banco que façam a diferença e alguma maturidade em alguns momentos decisivos.

Face a tudo isto, o campeão nacional é favorito mas precisa de entrar concentrado e consciente das dificuldades, que a juventude dos leões e a ratice de Liedson podem trazer.

AS EQUIPAS

As equipas estão praticamente na máxima força já que ao Benfica falta Micolli e ao Sporting Douala.

Em princípio este vai ser um jogo em que ambos os treinadores vão apostar num 4-4-2, mas num esquema diferente.

Koeman prefere extremos e um avançado que possa jogar nas costas do outro, enquanto Paulo Bento deve apostar num meio-campo em losango e um ataque com dois homens lado a lado.

Assim, a equipa da Luz deve entrar com Moretto na baliza; Alcides, Luisão, Andersson e Nélson na defesa; Petit e Beto no meio-campo defensivo; Simão e Manduca nas alas, Nuno Gomes no apoio a Geovanni.

Já o Sporting deve jogar com Ricardo, Abel, Tonel, Polga e Caneira, na defesa; Custódio, João Moutinho, Carlos Martins e Sá Pinto, no meio-campo; Deivid e Liedson na frente.

Obviamente que há aqui notas a ter em conta em ambas as equipas:

· Nelson perde força na esquerda mas é importante que Alcides se mantenha na direita, quer pela velocidade, quer pela hipótese de ter que fazer de terceiro central
· Manuel Fernandes não está em forma e deve voltar ao banco, apesar de Beto ser, no geral, mais limitado que o internacional português
· Uma das dúvidas principais é saber se joga Manduca ou Laurent Robert de início. Aposto no brasileiro por ser polivalente e por estar mais bem integrado
· Koeman deve repetir a frente de ataque “versão Manchester” mas Marcel treinou bem durante a semana.

· Custódio tem estado mal e Luís Loureiro voltou aos convocados. No entanto, por uma questão de ritmo, o mais jovem deve ter vantagem
· João Moutinho também não tem estado muito bem, mas se Sá Pinto jogar no meio-campo, o miúdo regressa ao centro do terreno e vai melhorar
· Esta é mesmo uma das dúvidas, onde joga Sá Pinto: no lugar do “10” Romagnoli ou no lugar de Deivid?
· O argentino não tem ritmo para 90 minutos, talvez seja uma das armas para lançar apenas na segunda parte

Palavra também para o árbitro. Pedro Henriques é o meu árbitro favorito. Espero que confirme este estatuto, deixe jogar quando o puder fazer, actue disciplinarmente quando tiver que o fazer.

Nota final para a (chamada) “importância do jogo”. Não sendo decisivo é sempre um jogo importante (estão seis pontos em jogo). Os “leões” podem ter mais pressão porque, se perderem, ficam a nove pontos do Benfica e, talvez, a 12 do FC Porto.

De recordar que na primeira volta, por esta altura, a equipa de Alvalade tinha oito pontos de vantagem sobre os “encarnados”.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Nunca esquecidos, sempre presentes...

Este é um dia que nunca pode ser esquecido não só por sócios, adeptos e simpatizantes do Benfica, mas também por qualquer outra pessoa que costume acompanhar o fenómeno desportivo.

Neste dia, assinalam-se duas efemérides: uma positiva, outra trágica.

A 25 de Janeiro de 1942 nasceu Eusébio da Silva Ferreira, o “pantera negra”, o melhor jogador português de todos os tempos.

A 25 de Janeiro de 2004 morreu Miki Féher, avançado do Benfica, em pleno relvado, num jogo frente ao Guimarães.

Sem mais... as minhas homenagens.

Bola na Área

Depois de um interregno “forçado”, o “Doente da Bola” regressa aos comentários da actualidade desportiva.

Para recuperar o atraso vamos repetir o formato “curtas e grossas” já utilizado noutras ocasiões mas, desta vez, por equipas.

BENFICA

· Os “encarnados” reforçaram-se com duas das minhas sugestões (Moretto e Marcel), mais Laurent Robert, Marco Ferreira e Manduca. A equipa está mais forte, é indiscutível. Falta um trinco com cabedal (ao estilo Patrick Vieira), mais do que um verdadeiro “10”.
· Mais duvidosas são as dispensas de João Pereira e especialmente Dos Santos. Da mesma forma que um plantel se faz de bons titulares, é necessário também um bom banco, equilibrado, com opções para todos os lugares.
· Quanto aos empréstimos de Carlitos e Hélio Roque… nada a apontar. Falta Karyaka ir pregar para outra freguesia.
· Apesar de perceber a tristeza de Quim por ter perdido a titularidade numa altura em que a equipa não sofria golos, o certo é que concordo com Koeman. Se Moretto é melhor, como acho que é, tem que jogar.
· Marcel sempre veio para o Benfica. É, em minha opinião, um grande reforço, mas foi lamentável a (mais esta) novela e o comportamento do jogador deixa a desejar e pode até (mais tarde) virar-se contra o clube.

SPORTING

· Os “leões” contrataram Abel, Caneira, Romagnoli e Koke. Sobre os três primeiros já falei; sobre o espanhol não posso dizer nada, não conheço. Em minha opinião, o Sporting continua a necessitar de um ponta-de-lança de área (diferente dos “levezinhos”) e extremos (se Paulo Bento os quiser na sua táctica principal, o que ainda não se percebeu)
· Polga e Deivid foram castigados por terem chegado atrasados das férias de Natal. Os dois jogadores foram multados e ficaram fora do jogo de Braga. Não concordo com a segunda parte do castigo. O que custa aos jogadores é a carteira (bastava a SAD ter “atacado” aí para ter resolvido o problema). O facto de não jogarem, não prejudica nada os atletas, apenas o clube.
· Wender jogou contra o Sporting e marcou dois golos. Os “leões” cumpriram os regulamentos e fizeram bem. No entanto, bem podiam ter atrasado um pouco o processo para evitar surpresas. Aliás, ainda estou para perceber o que aconteceu ao brasileiro em Alvalade.
· As eleições já mexem e o presidente-que-disse-que-não-se-candidataria-afinal-sempre-vai-avançar e os apoios de peso já começaram a surgir. Falta ver o que fazem os outros candidatos a candidatos. Será que vão mesmo regressar as eleições para as bandas de Alvalade.

FC PORTO

· Continuamos à espera da estreia do “jovem-prodígio” Andersson pelos “dragões” e, entretanto, Adriano foi “roubado” ao Sporting para reforçar o ataque portista.
· Faltam, na minha perspectiva, defesas laterais para equilibrar o plantel de Co Adriaanse.
· Vítor Baia, depois do “frango” da Reboleira perdeu a titularidade para Helton. Decisão polémica especialmente pelo nome e o peso específico de Baia. Um erro todos podem ter e não devem ser crucificados de imediato, o que é certo é que, apesar de tudo, eu até acho que o brasileiro é melhor que o português.

OS OUTROS

· O Sporting de Braga perdeu ¾ da defesa, vamos ver como reage a esta sangria
· O senhor do Nacional voltou a fazer das suas. Depois de ter desviado Adriano para os “dragões” de forma estranha, ainda picou a equipa de Alvalade dizendo que o Sporting era adversário directo. Alguém que ponha este homem no lugar
· Chumbita Nunes não se recandidata no Vitória de Setúbal. Ainda bem para o clube.
· O Penafiel está “despachado”. Tenho pena, acho Luís Castro um bom treinador.
· O Guimarães continua a reforçar-se (Antchouet e Wesley). Está na altura de começar a fazer pontos, sob pena de…
· … fazer companhia ao Belenenses na altura do “sufoco”.
· Excelente o campeonato da “equipa de todos os emprestados”, que até venceu o FC Porto
· João Lagos parece que vai salvar o Estoril. Esperemos que tudo corra bem.

PS: alguém que acabe com esta peixeirada/palhaçada entre Veiga e Pinto da Costa. Isto já não se usa e não dignifica ninguém.

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Pedimos desculpa pela interrupção...

É só para avisar que, em breve, vão regressar os comentários à actualidade desportiva, feitos por um "Doente da Bola".

O "cabo das tormentas" foi ultrapassado ontem à noite e a calmaria vai permitir o regresso da análise ao que se tem passado por aí no mundo da bola.

Mais uma vez: Pedimos desculpa pela interrupção, prometemos ser breves.

sábado, janeiro 07, 2006

Mercado de Inverno

A janela de contratações abriu a 1 de Janeiro, mas os principais clubes estão a trabalhar depressa e têm (quase) todos os reforços garantidos.

A cada um dos três grandes faltam avançados: pontas de lança a Benfica e FC Porto, extremo ao Sporting. Casos para serem resolvidos, seguramente, durante a próxima semana.

Fora isso, os “encarnados” conseguiram quatro reforços: o guarda-redes Moretto e três extremos (Robert e Manduca para a esquerda e Marco Ferreira para a direita).

Indiscutivelmente, as laterais do ataque eram zonas que estavam em défice, entregues em exclusividade a Simão (será que fica?).

À primeira vista os quatro jogadores contratados parecem bons reforços, uns mais que outros, claro.

Robert pode mesmo ser, se quiser e tiver cabeça, um grande reforço para o campeão nacional. É preciso que se adapte e se deixe de merdices se tiver que ir para o banco.

Manduca pode ser importante, dada a rapidez e, especialmente a polivalência, já que, para além de jogar à esquerda, pode jogar ao centro e à direita.

Marco Ferreira é a incógnita. O extremo-direito já foi internacional “AA”, mas tem andado desaparecido desde que deixou Mourinho no FC Porto. Um contrato por 3,5 parece-me muito arriscado. Pode, no entanto, ser opção mais válida que Carlitos.

Moretto, independente da “novela” exagerada, é um grande guarda-redes e pode mesmo “pegar de estaca” no clube da Luz.

No Sporting, depois da “bentania”, entraram Abel (defesa-direito), Caneira (defesa polivalente) e Romagnolli (médio criativo).

O argentino tem “cartel”, foi campeão mundial de sub-20, mas só isso não chega. Ao que consta é um jogador propenso a lesões. No entanto, tirando o facto de ir fechar as portas ao Carlos Martins, pode, se se adaptar, ser importante no desenvolvimento de jogadas de ataque. Por outro lado, tendo vindo por empréstimo, os “leões” estão defendidos, se alguma coisa correr mal.
Abel vem ocupar a vaga de Rogério e, à primeira vista, a equipa de Alvalade fica a perder com a troca, mas pode vir aí uma surpresa. O português tem a vantagem de ser mais rápido que o brasileiro.

Já Caneira é um valor seguro e vai, seguramente, ser titular, independentemente da posição que actuar. Grande reforço, infelizmente vão ser só seis meses. É claro que alguns puristas, entre os sportinguistas, já se insurgiram pelo facto do jogador voltar a vestir a camisola do Sporting depois da forma como saiu, mas é a vida…

No FC Porto, líder do campeonato, chega Andersson o “puto maravilha” do Brasil. O “segundo Ronaldinho Gaúcho” vai fazer furor ao lado de Quaresma e Lucho.

Aos "azuis e brancos" falta ainda, pelo menos, um lateral direito.

Vamos ver como continua o mercado e quem são os três “Reis Magos” que faltam…

Para já, parece que as três equipas têm condições para melhorar.

Bola de Natal

Infelizmente tenho tido pouco tempo para actualizar o blog como ele merecia, mas, apesar disso, tomei algumas notas “curtas e grossas”.

· O mercado de Inverno tem estado em plena ebulição. Falaremos sobre isso já a seguir.

· Há dois pontos de análise no “caso Moretto”: por um lado, a “chapada” é lamentável e indigna de um clube como o Benfica, aquela cena à “guarda Abel” faz-nos recuar alguns anos e relembrar o pior de Pinto da Costa; por outro lado, o presidente Luís Filipe Vieira, ao ir ao Brasil, demonstra que não tem medo das alegadas pressões dos adversários.

· Polga e Deivid chegaram vários dias atrasados e vão ficar fora de jogo na próxima partida do Sporting. Este problema dos brasileiros com aviões no Natal será genético?

· Agrava-se a crise financeira no futebol português. O Estoril está prestes a fechar as portas e outros clubes, especialmente da II Liga, podem seguir o mesmo caminho. O que será que o accionista Veiga tem a dizer sobre este caso?

· O campeonato português parou por duas semanas, enquanto em Inglaterra se fizeram quatro jogos…

· Apesar das “férias”, os árbitros continuam a ser nomeados sem o mínimo critério. Os juízes de campo que erram são premiados com nomeações importantes.

· Marcel é um dos nomes do momento no futebol português. Sem se questionar a qualidade do atleta, já aqui elogiada, é lamentável a pressão que o jogador está a fazer à Académica. Os contratos são assinados de livre vontade e são para cumprir, a não ser que se consiga um acordo de todas as partes.

· O Chelsea continua a esmagar e os adversários já admitiram a derrota. Entretanto, Maniche lá se safou da fria Moscovo.